ESCOLA DO DESIGN
Animal Metafórico: Aranha
Animal Metafórico: Aranha
DIMENSÕES-CHAVE DAS ESCOLAS
Fontes: Selznick, 1957 (e talvez obras anteriores, exemplo Newman) e depois Andrews, 1965.
Disciplina-Base: Nenhuma (arquitetura metáfora).
Defensores: Professores de estudos de casos (em especial Harvard)., estudiosos de liderança em particular na América.
Mensagem Pretendida: Adequado
Mensagem Recebida: Pensar ( formação de estratégia como estudo de caso)
Homilias: "Olhe antes de saltar".
Palavras-Chaves: Congruência/encaixe, competência distintiva, SWOT, formulação/implementação.
DIMENSÕES DE CONTEUDO E PROCESSO DA ESCOLA
Estratégia: Perspectiva planejada, única.
Processo Básico: Cerebral, simples e informal, arbitrário, deliberado (prescritivo).
Mudança: Ocasional, quântica.
Agente(s) Central (is): Executivo principal (como arquiteto).
Organização: Ordenada, Complacente (para "implementação"), fonte de forças e fraquezas.
Liderança: Dominante, arbitrária.
Ambiente: Expediente (fonte de ameaças ou oportunidades).
DIMENSÕES COTEXTUAIS DAS ESCOLAS
Situação (melhor adequação ambiental): Delineável (em economia, técnica, social, etc.) e estável.
Forma de Organização (favorecida implicitamente): Máquina (centralizada, algo formalizado).
Estágio (mais provável): Reconcepção.
Essa Escola faz só ajustes essenciais, entre as fraquesas e forças internas com as ameaças e oportunidades externas do ambiente . Essa escola tem um processo que não é nem formalmente analitico , nem informalmente intuitivo , de forma que todos possam implementar a estratégia.
ResponderExcluirFundamentado na linha do pensamento com perspectiva planejada e única.
ResponderExcluirA liderança é dominadora e crítica, sendo o presidente da empresa a figura principal na linha de frente desta estratégia.