ESCOLA DO APRENDIZADO
Animal Metafórico: Macaco
Animal Metafórico: Macaco
DIMENSÕES-CHAVE DAS ESCOLAS
Fontes: Lindblom, 1959, 1968; Cyert e March 1963; Weick, 1969; Quinn, 1980; Prahalad e Hamel, inicio dos anos 90.
Disciplina-Base: Nenhuma (talvez ligações periféricas com a teoria do aprendizado em psicologia e educação), teoria do caos da matemática.
Defensores: Pessoas inclinadas para experimentação, ambigüidade, adaptabilidade, em especial no Japão e Escandinávia
Mensagem Pretendida: Aprender
Mensagem Recebida: Jogar (em vez de seguir).
Homilias: "Se na primeira vez não conseguir, tente de novo".
Palavras-Chaves: Incrementalismo, estratégia, fazer sentido, espírito empreendedor, aventura, defensor, competência essencial.
DIMENSÕES DE CONTEUDO E PROCESSO DA ESCOLA
Estratégia: Padrões, única.
Processo Básico: Emergente, informal, confuso (descritivo).
Mudança: Continua, incremental ou pouco a pouco, com critérios quânticos ocasionais.
Agente(s) Central (is): Aprendizes (quem puder).
Organização: Eclética, flexível.
Liderança: Sensível a aprendizado (próprio e dos outros).
Ambiente: Elaborado, imprevisível.
DIMENSÕES COTEXTUAIS DAS ESCOLAS
Situação (melhor adequação ambiental): Complexa, dinâmica (e assim imprevisível), nova.
Forma de Organização (favorecida implicitamente): Adhocracia, também profissional (descentralizada).
Estágio (mais provável): Evolução, em especial mudança sem precedente.
Essa estrategia é a Escola de aprendizado por entender a estratégia como um processo emergente que se tem inicio em toda a organização através de seus membros individualmente ou coletivamente.
ResponderExcluirModerníssima e super conceitual para os padrões de marketing, publicidade, propaganda e comércio. No mundo globalizado, a inovação se faz necessária. Tentar é ter a coragem de se mostrar.
ResponderExcluirAmbiente complicado, necessitando um aprendizado contínuo dando valor para as pessoas com capacidade de aprender.
ResponderExcluirO ambiente de trabalho for estimulante, maior possibilidade de desenvolvimento do indivíduo em todos os níveis hierarquicos e intelectual.
Portanto a empresa que tiver essa linha de pensamento, mais competitiva estará no mercado.